Projeto Aldeia

Espaço Criativo

galeriabg

Projeto Aldeia

 

O Projeto Aldeia possibilita a retratação da vida em sociedade. Os alunos participam das decisões sociais e políticas de seu tempo como cidadãos sociais, culturais e terrestres, resguardando o seu direito e a possibilidade de intervenção, transformação, emancipação e reconstrução da vida. Incentiva e estimula o direito de cidadania, e o dever do cidadão.

 

A escola e tudo o que existe e acontece dentro dela se organiza e se desenvolve através de um Projeto agregador de desejos e possibilitador de autonomia. Nessa concepção, os alunos são agrupados em sistemas de trabalho para produzir e reproduzir a vida em sociedade. Irmanados pelo desejo de um mundo melhor, a comunidade escolar, constituída de familiares, alunos e equipe de profissionais, agem conscientemente na consolidação de um projeto educativo que zela pela coerência dos princípios e valores que os orientam e norteiam: “O melhor lugar é ser feliz” (slogan da Escola Espaço Criativo).

 

Durante a execução do projeto, a comunidade, dividida em grupos, é convidada a pensar sobre como veem e vivem a “Aldeia”, acessando de forma transdisciplinar as áreas do conhecimento para que os conceitos estejam estruturados em torno de uma aprendizagem funcional, rica e prazerosa.

 

Todas as ações de buscas e descobertas desvelam um método educativo em que o ato do conhecimento nunca se esgota, é permanente e vital. As aprendizagens nunca são mera transmissão de conhecimentos e informações. O professor também nunca se constitui em um simples instrutor. O educador é sempre um estimulador de pensamentos, e não está presente apenas para dar respostas prontas, e sim para fazer o grupo pesquisar, refletir, analisar, calcular, construindo um espaço de fomentação à pesquisa, e de construção de conhecimentos com relações pautadas na ética, na tolerância, no respeito e na fraternidade, num constante exercício democrático. Também em atividades de experimentação e vivência, os grupos identificam o papel de cada um, ao mesmo tempo em que estão intimamente ligados a práticas de liberdade, sustentabilidade e cidadania para que possam aprender e ensinar a vida com respeito, solidariedade, responsabilidade, cuidados com o ambiente, justiça, não-violência; comprometendo-se com o que acontece também na coletividade enquanto habitantes de uma “Aldeia”, de uma casa e de um planeta.

 

Depoimentos de alunos

 

Maria Flor, 3º Ano A

Penso que não são só as coisas materiais que vão melhorar a sociedade. Os sentimentos das pessoas também melhoram as coisas. O amor, a amizade, a alegria e o respeito ao jeito diferente de cada ser humano. Somos fraternos na escola, percebemos como se sente um colega, uma professora ou um funcionário. Também respeitamos e ajudamos o ambiente inteiro da nossa Aldeia. Isso é vida boa e feliz!

Murilo Uchôa, 5º Ano A

O diálogo é a única porta para uma sociedade harmônica, justa e feliz. É o principal meio para conseguirmos agir com respeito, solidariedade, justiça e empatia. Você faz a sua Aldeia, você faz o seu mundo!

Alice, 2º Ano A

A Aldeia é um monte de amigos se ajudando, brincando e vivendo.

Júlia, 5º Ano A

Em nossa Aldeia temos um Código de Conduta que nós, alunos e professores, construímos. Agimos com justiça, diálogo, convivência harmoniosa e respeito, tudo bem de acordo com os artigos do nosso código.

Giovana, 2º Ano A

A mãe Terra nos oferece todos os dias as comidas, as minhocas, as árvores e o amor. Na aldeia, a gente fica junto e agradece.

Gabriel Resende, 5º Ano B

No Projeto Aldeia fazemos tudo para não sermos egoístas! Dividimos, pensamos no outro, tentamos não feri-lo. Egoísta é quando você só pensa em sua opinião.

João Paulo, 2º Ano A

Aqui na nossa Aldeia somos Pajé. A gente cura os amigos quando estão tristes ou quando fazem coisas erradas.

Murilo Fidelis, 5º Ano A

O diálogo faz gerar a palavra respeito e não violência. No diálogo aprendo a ver o outro bem de perto.

Júlia Serradela, 5º Ano A

Na vida, temos que saber dialogar. Também a solidariedade é muito importante para todos nós! Com amor e dignidade conseguimos melhorar a convivência em nossa “Aldeia” e em nossas vidas.

João Luiz, 5º Ano A

Quando as pessoas têm ética, o mundo muda. A gente sempre tem que pensar em nossas próprias atitudes e no outro que está vivendo a vida com você.

Alice, 2º Ano A

A Aldeia é um monte de amigos se ajudando, brincando e vivendo.