Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(/opt/plesk/php/5.3/share/pear/ZendX/Application/Resource/Locale.php) is not within the allowed path(s): (/var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/:/tmp/) in /var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/httpdocs/library/Zend/Loader.php on line 198 Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(/opt/plesk/php/5.3/share/pear/ZendX/Application/Resource/Frontcontroller.php) is not within the allowed path(s): (/var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/:/tmp/) in /var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/httpdocs/library/Zend/Loader.php on line 198 Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(/opt/plesk/php/5.3/share/pear/ZendX/Application/Resource/View.php) is not within the allowed path(s): (/var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/:/tmp/) in /var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/httpdocs/library/Zend/Loader.php on line 198 Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(/opt/plesk/php/5.3/share/pear/ZendX/Application/Resource/Modules.php) is not within the allowed path(s): (/var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/:/tmp/) in /var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/httpdocs/library/Zend/Loader.php on line 198 Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(/opt/plesk/php/5.3/share/pear/ZendX/Application/Resource/Layout.php) is not within the allowed path(s): (/var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/:/tmp/) in /var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/httpdocs/library/Zend/Loader.php on line 198 Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(/opt/plesk/php/5.3/share/pear/ZendX/Application/Resource/Db.php) is not within the allowed path(s): (/var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/:/tmp/) in /var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/httpdocs/library/Zend/Loader.php on line 198 Espaço Criativo, Espaço Criativo Goiânia, Ensino Fundamental Goiânia, Educação Infantil Goiânia, Aulas Particulares Goiânia
Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(/opt/plesk/php/5.3/share/pear//var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/httpdocs/application/modules/default/views/helpers/Layout.php) is not within the allowed path(s): (/var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/:/tmp/) in /var/www/vhosts/espacocriativogoiania.com.br/httpdocs/library/Zend/Loader.php on line 198

No ENSINO FUNDAMENTAL...

O enfoque do trabalho pedagógico é dado para a compreensão, e isso supõe adquirir as destrezas que permitam ir além do mundo tal e como estamos acostumados a percebê-lo pelos códigos linguísticos e signos culturais produzidos pelo poder estabelecido. Essa habilidade constitui um passo não só na aprendizagem para ensinar, mas também na aprendizagem para pensar, constituindo uma teoria subjacente de fazer o mundo na medida em que refazemos e renomeamos nosso mundo, dando sentido a ele.

Assim, o papel da interpretação é a parte central de nosso currículo, baseado na compreensão, porque estamos interessados em diferentes interpretações, estamos interessados em suas origens e na busca das forças e interesses que as interpretações criaram. O que nos leva, como aponta Kincheloe (1993), a uma grande conversação cultural (a idéia-eixo de um currículo para a compreensão) em que fazemos o conhecimento por meio de nossas ações e comentários. Esse currículo nos permite aproximar-nos não de verdades estáveis, mas sim com a tentativa de encontrar referenciais coletivos e com certa incerteza no processo que leva a continuar aprendendo.

O conhecimento aparece assim, para cada indivíduo, como um processo que ocorre em contextos sociais, culturais e históricos específicos. Por isso, de modo diferente do que propõem muitos psicólogos construtivistas, não é que a mente se adapte ao mundo, mas sim que este (como cultura) contribua para dotar de sentido a própria noção de mente e a forma como a representamos. A cultura constrói o significado da mente. A partir dessas hipóteses, conhecer não é algo que tenha a ver só com a trajetória para o pensamento abstrato. Conhecer também pode ser o processo de examinar a realidade de uma maneira questionadora e de construir visões e versões não só diante da realidade presente, mas também diante de outros problemas e circunstâncias.

E é claro que objetivamos sobretudo empenhar o esforço de todos para enfrentar o desafio histórico do fracasso escolar, assumindo o compromisso pelo sucesso escolar de cada aluno, acreditando na capacidade de aprender da criança, considerando sua experiência sociocultural, suas experiências pessoais, as diferenças presentes entre elas etc. Objetivamos, sobretudo, lutar pelo suprimento de todos os meios necessários para o funcionamento interno da escola para se garantir qualidade de ensino.

Nossa proposta pedagógica nos permite atuar coletivamente na transformação dos conteúdos, de modo que sejam relevantes/significativos, em
função de instrumentalizar intelectualmente os alunos para a sua participação nas instâncias profissional, política e cultural da sociedade moderna. Asseguramos métodos e procedimentos de ensino que garantam a participação ativa do aluno na construção da própria aprendizagem. E, ainda, sempre desejamos transformar as práticas cotidianas de organização da vida escolar, aliando a gestão participativa com a unidade de ação e eficácia das ações.

Dessa forma, a Escola Espaço Criativo, fundamentada na sua filosofia e nos princípios e métodos desenvolvidos por Jean William Fritz Piaget (considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX, defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética - teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano) e Lev Semenovitch Vygotsky (cientista humano pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida) tem por objetivo:

Buscar a superação dos trabalhos anteriores, incorporando a vivência prazerosa do trabalho em todos os âmbitos da escola e reflexões decorrentes de pesquisas realizadas individual ou coletivamente;

Fazer com que o empenho de esforço de todos os funcionários de nossa instituição escolar possa garantir o sucesso do nosso trabalho;

Procurar garantir todos os meios e recursos necessários para que não haja comprometimento da qualidade do nosso trabalho educativo;

Acreditar no potencial e capacidade cognitiva de cada criança, considerando o seu contexto sociocultural, suas experiências extra-escolares e as diferenças que há entre cada uma delas;

Formar cidadãos;

Promover a integração entre todos os componentes escolar através de experiências cognitivas e das vivências afetivas;

Atuar coletivamente na seleção e transformação de conteúdos curriculares, de modo que possam ser aos alunos relevantes, significativos e interessantes;

Criar condições para que a educação do ser poético da criança encontre na escola o lugar ideal de seu desenvolvimento;

Proporcionar o reconhecimento da educação pela arte como uma necessidade oriunda do sujeito: a de participar das manifestações estéticas existentes no mundo e capacidade de estender a sua intuição poética no fazer;

Tornar do processo de construção dos saberes um fazer agradável e gratificante, respeitando e preservando a infância como estágio de vivências lúdicas e de apropriação do mundo através do imaginário;

Instrumentalizar intelectualmente aos alunos para que a sua participaçäo nas instâncias profissional, política e cultural da sociedade contemporânea;

Assegurar métodos e procedimentos didáticos que garantam a participaçäo ativa dos alunos na construção da sua própria aprendizagem;

Elaborar materiais e estratégias docentes inovadoras, baseadas em princípios psicopedagógicos de construção do conhecimento e nas atuações dos professores que facilitem a criação de uma nova cultura metodológica;

Assegurar a eficácia das ações dentro da escola por meio de uma organização escolar criteriosa, orientada por uma gestão participativa.

 

Criação de sites