Educação Ambiental

Espaço Criativo

educacaoambientalbg

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Um dos grandes problemas é que pouco se leva da escola para a vida. E assim a vida vai se repetindo, se conservando. Perpetuando e multiplicando os seus problemas. O que observamos, atualmente, é que os conteúdos básicos como português, matemática, história, geografia e ciências, perdem a sua funcionalidade na medida em que estão descontextualizados, vazios de sentido. O aluno aprende, mas não vive. Memoriza, mas não entende para que serve. Ao contrário disso, para nós, a escola é lugar de cidadania, lugar onde a comunidade deve se conscientizar dos seus direitos e deveres, não para vivê-los no futuro, mas agora. Isso significa possibilitar que alunos, pais e professores possam exercer, no presente, a cidadania, a solidariedade, o respeito ao próximo e, também, cuidar do meio em que vivem. Isso se dá através dos conteúdos aprendidos, mas muito mais de oportunidade de vivenciá-los em situações reais da vida.

 

Olhar a escola como um lugar da formação humana significa dar-se conta de que todos os detalhes que compõem o seu dia-a-dia estão vinculados a um projeto de ser humano. Quando os educadores se assumem como trabalhadores do humano, formadores de sujeitos, muito mais do que apenas professores de conteúdos de alguma disciplina, agem no sentido de produzir e cultivar uma vida bonita e boa para todos. Ou seja, a educação ambiental na escola deve ir muito além da preservação dos recursos naturais e da viabilidade de um desenvolvimento sem agressão ao meio ambiente. Deve implicar em ações que promovam o equilíbrio do ser humano consigo mesmo, com o seu semelhante e com o planeta. É isso que sonhamos, e é isso que fazemos.

 

Depoimentos de alunos

Gabriel, 1º Ano

Aqui a gente vive a mãe Terra, e sente como ela oferece comida, água, ervas medicinais e uma boa moradia.

Bento, Infantil 5

A planta é igual a gente porque ela é filha da terra.

Isabela, Infantil 5

Se as pessoas não cuidam das flores, elas irão morrer e aí o mundo não ficará colorido.

Miguel Coimbra, Infantil 5

O jardim e a horta trazem alegria para a nossa saúde! Este ano quero plantar cenoura e jabuticaba.

Alice, 1º Ano

Gosto de ver as cores dos passarinhos voando nas folhas.

Theo, 1º Ano

Manga, caju e jabuticaba alimentam o nosso coração.

Júlia , 5º Ano A

Quem não tiver um coração grande não pode ter a Elis, nossa cachorra, porque ela é muito alegre e o coração dela é do tamanho do mundo.

Luiza, 3º Ano A

Gosto do rabinho da Elis, ele é colado nela e balança pra lá e pra cá!

Isabel , 3º Ano B

Quando os patos batem as nadadeiras na água, molham a gente de alegria…

Henrique, 4º Ano A

Os animais tem cor, forma e tamanho; também respiram como eu e você!