“As armas que tenho”

“As armas que tenho”

Apresentamos às crianças a avaliação como mais uma oportunidade para demonstrarem tudo o que sabem e também como mais um momento de aprendizagem. Ela é a “arma” física que temos para tratarmos, de maneira integrada, assuntos atuais que as façam refletir e entender sobre o mundo, sobre a vida e sobre suas próprias posições, com conhecimento acerca de matérias didáticas como Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.  Compartilhamos aqui, com vocês, algumas questões e respostas da Atividade Avaliativa do 3º bimestre. 1.Arma de fogo. As primeiras, ainda improvisadas, provavelmente surgiram na China logo após a invenção da pólvora, no século

Leia Mais
No meio do caminho havia muita história

No meio do caminho havia muita história

Diário de viagem dos alunos da Escola Espaço Criativo  às ricas terras de Minas Gerais. Dia 13 de setembro de 2017…Quarta-feiraDia I Hoje fomos em Sabará.Estudamos a 1ª e a 2ª fase do Barroco Mineiro.Foi inevitável falar sobre Idade Média, Santa Inquisição e as Irmandades da Santa Igreja.Também estudamos o ciclo do ouro e todos os processos de extração desse minério… desde a forma mais rudimentar até os modernos meios nos dias de hoje..Visitamos o Museu da Mineração, que era naquela época (século XVIII) a Casa de Fundição e Intendência. Vimos os cofres fortes, de metal cheio de tachas, as

Leia Mais
É urgente aprender a ensinar

É urgente aprender a ensinar

“A verdade sai da boca das crianças. Muito próximas ainda da natureza, são primas do vento e do mar: seus balbucios oferecem a quem sabe ouvi-los largos e vagos ensinamentos.” J.P. Sartre Engana-se quem pensa nada significar aqueles borrões de tinta ou aquelas rabiscações desordenadas e “despropositadas” feitas pela maestria ainda rudimentar dos pequeninos. As garatujas, série de traçados coordenados unicamente pelo prazer de exercitar movimentos, nunca são simples rabiscos sem nexo. Elas marcam o início de uma atividade que elucida faculdades especificamente humanas: a capacidade de invenção, representação e criação.A garatuja não é simplesmente uma atividade sensório-motora, descomprometida e

Leia Mais
As Pequenas Reflexões sobre as Grandes Questões Humanas

As Pequenas Reflexões sobre as Grandes Questões Humanas

Cara criança,Certamente você já escutou diversas histórias sobre a origem do mundo. Existe uma história que os deuses fizeram o mundo incompletos. Não o fizeram assim por serem preguiçosos, mas por princípio, por convicção, porque consideravam que “uns têm de começar, mas terminar é trabalho de todos”. O caso é que os deuses deixaram o mundo com pendências. Colocaram as pendências numa trouxa para poderem reconhecer se uma nova criação correspondia àquelas pendências por eles determinadas, ou não. Mas um coelho, inconformado com a criação dos deuses, fez um buraco na trouxa. As pendências caíram. Depois o vento fez com

Leia Mais
Criança Sabida

Criança Sabida

“Do ponto de vista científico, nos últimos 30 anos, nossas ideias sobre crianças foram totalmente revolucionadas. Em vez de pensar nelas como tábuas rasas ou vivendo em uma completa confusão, agora estamos nos dando conta de que são as melhores cientistas e aprendizes do universo.” trecho do filme “O Começo da Vida”.  Historicamente, as crianças foram tratadas com certo descaso pela humanidade. Até o século XII, as condições gerais de higiene e saúde eram muito precárias, o que tornava o índice de mortalidade infantil muito alto. Pode-se apresentar um argumento contundente para demonstrar que a suposta indiferença com relação à infância

Leia Mais
Imprensa Livre

Imprensa Livre

A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas.Karl Marx Há tempos viemos refletindo sobre o relacionamento humano, o modo de exercermos a política e como isso faz parte de nossas vidas. O acúmulo dessas reflexões contribui para a nossa cidadania e participação social. Há pouco, nos deparamos com duas capas de revistas renomadas que favorecem e necessitam de nossas considerações.  As imagens, como sabemos trazem

Leia Mais
Educação Infantil

Educação Infantil

A criança vivencia e experimenta situações de forma a descobrir a si mesma e o mundo, num processo de apropriação da realidade social e histórica produzida, definida e codificada pela humanidade reelaborando-a, ressifignificando-a, desenvolvendo competências e habilidades enquanto pessoa, enquanto membro participante e construtor da vida.

Amar e Trabalhar

Amar e Trabalhar

“Temos a arte para não morrer da verdade” Friedrich Nietzsche Certa vez, perguntaram ao famoso psicanalista Sigmund Freud o que ele achava que uma pessoa normal deveria ser capaz de fazer bem. Ele teria dito: “Lieben und arbeiten” (“amar e trabalhar”). Freud acreditava que é por intermédio da família que as necessidades relacionadas ao amor são gratificadas e que o trabalho tem um efeito mais poderoso que qualquer outro aspecto da vida humana de vincular uma pessoa à realidade. “Penso que precisamos de mais para ser feliz e manter o funcionamento psicológico sadio. Ter uma boa saúde e viajar, porque conhecemos novas culturas. Ficar com

Leia Mais
A ALEGRIA DE LER, PENSAR, SENTIR E CRIAR

A ALEGRIA DE LER, PENSAR, SENTIR E CRIAR

Para educar a inteligência, a sensibilidade e a imaginação, nos propomos a um olhar minucioso e diferenciado, a uma escuta poética através da literatura. Leiam e observem como a prática das atividades literárias nos permite a integração das dimensões intelectuais e da sensibilidade, a integração do pensamento e das emoções em experiências que vão além da razão. Queremos demonstrar como os livros literários adotados, e os trabalhos em torno deles nos possibilitam a alegria de pensar, sentir e criar. Agora, o desejo é que os nossos resultados ultrapassem a escola e cheguem às casas, às ruas, às pessoas, à você…

A chegada…

A chegada…

Não me lembro mais qual foi nosso começo.  Sei que não começamos pelo começo. Já era amor antes de ser. Clarice Lispector A escola não ensina apenas as matérias. Ela ensina a realidade do mundo.  A escola me ajuda tanto a ser uma pessoa melhor, quanto a entender a realidade. Você começa pequeno na escola e vai grande para o mundo! (André Cassiano, 5º Ano A) A escola ensina de forma ética e humana. Aprendo a ter empatia, a pensar sobre meus erros e como isso afeta as pessoas a nossa volta. A escola abre a minha cabeça para novas

Leia Mais