Arte

Espaço Criativo

arteliteraturabg
 

PROJETO “A ARTE DE OUVIR, VER E SENTIR”

 

O poeta português Fernando Pessoa fez um alerta muito feliz da função, da natureza e da importância da arte, escrevendo: “A necessidade da arte é a prova de que a vida não basta”. Sem eleger a arte como substituta da vida, o que o poeta revela é a natureza lúdica da arte, capaz de apontar e preencher os vazios da vida e, utopicamente, anunciar um mundo melhor. A expressão artística está sempre a favor da vida no seu sentido maior. Portanto, a arte é de todos.

 

Por seu caráter inventivo e profundamente humano, todas as manifestações artísticas contribuem de forma única para o mundo do conhecimento porque exercitam a sensibilidade e a subjetividade do indivíduo ou do grupo, fazendo aflorar a própria “criatividade” que dorme em cada um. A arte é uma área de conhecimento fundamental na escola porque é essencial na formação humana. Ela expande o universo cultural dos alunos, abre espaço à participação social e favorece a aprendizagem em todas as disciplinas, além de desenvolver a sensibilidade, e abrir portas para a produção do imaginário, das emoções e da subjetividade.

 

Nesse sentido, é importante explicitar que a arte é importante na escola, principalmente porque é importante fora dela. Por ser um conhecimento construído no transcurso dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber.

 

Na escola, a arte  também é aprendizagem, pelo convívio com a criação e pela sua linguagem fecunda e fecundante, que leva a pensar, a sentir e imaginar. É vital para se ter uma aprendizagem significativa e criadora. A arte representa e faz viver, pois tem a capacidade de ser lida e vivenciada por muitos sujeitos diferentes – alunos e professores – de diversos modos pelo mesmo sujeito, em diferentes encontros e travessias de leitura. É a necessidade e a possibilidade de criar e recriar o texto da aprendizagem, e o texto da existência.

 

Depoimentos de alunos

 

Sofia e Pedro Castro, 4º Ano B

A realidade precisa, sim, de enfeites porque ela é cinza! A arte colore o mundo!

Liz e Ana Júlia, 5º ano A

Uma escola só pode ser realmente boa se ela trabalha com arte. Aqui, sentimos a alegria de aprender e conhecer poetas, pintores, artistas. Ao mesmo tempo conhecemos matérias formais, ou melhor, as outras que pouco se importam com a arte. Procuramos saber de inovações em todas as áreas porque isso faz com que as cores em volta do mundo se renovem para manterem nas pessoas o desejo da criação, novos inventos, novas telas, novas músicas… Sentimo-nos renovados e olhamos para o mundo com olhos que humanizam tudo ao redor, e que promovem a delicadeza de ser e conviver com pedra, borboleta, com um robô, ou com um outro ser humano. Ou todos juntos! Assim, tudo vira só um ninho de poesia e faz o dia amanhecer sempre novo e de olhos abertos para ver tudo além de nós, o outro, que também está em nós.

André, 5º ano A

Quando vivenciamos as obras de arte, nos humanizamos. A arte expressa a vida, conversa com ela.

Olívia, 5º ano A

A arte humaniza e ultrapassa o tempo. É uma forma de dizer os sentimentos humanos, mesmo de quem já viveu há muito, muito tempo.

Davi (5º ano “B”)

Da Escola Espaço Criativo eu gosto muito! Temos muito contato com a arte. É um momento bem divertido em que tentamos fazer bonito e expressar nossos sentimentos. Representamos o que sentimos, se estamos alegres, tristes ou bravos. O Espaço Criativo trabalha com a arte para a vida.

Luiza(3º ano “A”)

Arte não é só entretenimento, é sentimento. Faz sentir medo, dor, angústia, alegria, prazer… Com arte a gente é mais gente.